Neste artigo, a equipe da FZ3 fala sobre a importância da ética no ambiente de trabalho. Leia mais em nosso site!

Assunto cada vez mais debatido dentro da maioria dos segmentos da sociedade, com o avançar do pensamento crítico e da análise das dinâmicas das relações, a ética tem se tornado o centro das atenções num contexto global, sendo usada como pauta de discussão nos ambientes profissionais, na academia e em todo qualquer outro tipo de relação e interação social. Saiba mais neste artigo da FZ3.

A ética fundamenta-se como um compilado de normas e regras validadas por consenso geral, que objetivam um melhor convívio social dentre os indivíduos, embasado sempre no respeito ao coletivo. Dentro do espaço corporativo, o comportamento ético e seu opositor sempre tiveram muita atenção de líderes e gestores, que acreditam que ações antiéticas se relacionam diretamente com desvios de conduta, e são capazes de produzir verdadeiras manchas na imagem dos profissionais.

Alguns comportamentos antiéticos dizem respeito a determinadas atitudes desrespeitosas em relação a questões de intolerância, por divergência étnica, religiosa, sexual ou social. Assim como a maledicência em tecer comentários maldosos sobre colegas, fomentar mentiras, agir como desprezo ou grosseria, roubar, furtar, assediar sexualmente e cometer injúrias.

Sobretudo, o ideal é que o profissional ingressante ou consolidado no mercado mantenha sempre um ideal básico e absoluto de respeito à tudo ao seu redor. Respeitando a empresa, colegas, gestores e a si mesma, atitudes antiéticas são evitadas e o bom convívio profissional pode ser desfrutado.

O ideal é que o pensamento de quem ingressa em qualquer tipo de empresa ou instituição profissional seja baseado numa premissa básica: respeito. Ao respeitar à empresa, seus colegas, gestores, mas, principalmente, a si mesmo, atitudes antiéticas, sem dúvida, serão evitadas e o bom convívio profissional será desfrutado.