Neste artigo, a FZ3 fala sobre a importância de treinar para, assim, oferecer um bom serviço aos clientes.

A FZ3 nasceu em 2009 com a certeza de que o mundo dependerá cada vez mais de serviço e que a diferença competitiva será ainda mais determinada pelas pessoas. Vendo as 4 características-chave em serviço, que ressaltam a importância de treinar, percebe-se o papel estratégico do ser humano para o seu sucesso:

Intangibilidade: os serviços não podem ser vistos, provados ou sentidos antes da sua aquisição. Evidenciar a qualidade nas instalações, nos equipamentos, nos funcionários, assim como no material de comunicação ajudam a tangibilizar ao consumidor;

Inseparabilidade: os serviços não existem sem a presença dos profissionais que os desempenham e do cliente, sendo a interação entre ambos inevitável;

Variabilidade: devido a intangibilidade e variação de onde, como e quem oferece, o consumidor busca se informar com outros (parentes, amigos, conhecidos, etc.) antes de adquirir um serviço;

Perecibilidade: Por fim, os serviços não podem ser armazenados/estocados, já que ocorrem em tempo real;

Nesse sentido, fica nítida a importância de treinar e desenvolver seu profissional ou si mesmo, além de fazer um trabalho de comunicação consistente, tangibilizando a qualidade e propósito da sua empresa ou marca. Como previsto no clássico filme Exterminador do Futuro, as máquinas e a tecnologia vêm para ficar. Mas a capacidade de rir e chorar, e fazer as tecnologias operarem à nosso serviço, ainda será responsabilidade do ser humano.